Negras Linhas é uma espécie de rádio marítima que promete fazer o ouvinte navegar por ondas sonoras e explorar o oceano de experiências negras

 

Promover debates sobre cotidiano e sociedade em uma perspectiva descolonizadora de forma leve e acessível é o objetivo de Janaína Oliveira, ilustradora, assistente social e idealizadora, roteirista e editora do podcast Negras Linhas.

 

Com o programa, Janaína nos faz um convite para abandonarmos a âncora do pensamento colonial e nos lançar ao mar. Cada episódio é uma viagem, e como toda viagem, uma descoberta. “Por isso deslocamos a nossa atmosfera para o oceano. Navegando, vamos sintonizando nossas experiências, desenvolvendo uma percepção para além do que nos foi dado como óbvio”, explica. No podcast, o barulho do mar e uma trilha sonora inconfundível interagem com a cena narrada, aguçando e transformando sentidos. 

 

O podcast faz parte do projeto homônimo que une linhas sonoras e gráficas para a construção de novos sentidos. 

 

Além da rádio marítima, Negras Linhas é também o seu projeto gráfico de criar ilustrações que sejam expressões artísticas da reconstrução da imagem dos negros e negras no Brasil. “Ambas as experiências estão vinculadas ao propósito de expressar e, ao mesmo tempo, diversificar valores que incorporei durante o processo pessoal de renascer negro, esse segundo parto que é nos entender como sujeita negra no mundo. Um processo doloroso e valoroso, que se retroalimenta e ganha significado por meio da arte”, relata.

 

1º episódio vai ao ar no dia da mulher negra


O episódio de estreia fala sobre preguiça e ócio e vai ao ar no dia 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A escolha da data de estreia diz sobre o diálogo do podcast com história e ancestralidade. Afinal, não navegamos sozinhos e não fomos o primeiro a fazer essa viagem. “É também véspera do meu aniversário. Esse lançamento é um presente e simboliza a reabertura de um novo ciclo. Um período de reflexões compartilhadas, humanização das nossas dores e valorização das nossas vitórias, com o bônus de uma playlist que é fruto dessas buscas por encontrar outras vozes”, conclui Janaína com o sorriso de quem acabou de partir pra mais uma viagem. 

 

O podcast Negras Linhas estará disponível quinzenalmente a partir do dia 25 de julho, 20h, no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts e no Apple Podcasts. Para acompanhar as ilustrações, basta seguir @negraslinhas no Instagram. 

 

Sinopse do primeiro episódio

Negras Linhas #01 – Ócio

Você também sente culpa por ter preguiça mesmo depois de ter resolvido um “Titanic” de problemas? Nesse mar tem muita gente que tá no mesmo barco, algumas de nós não consegue ficar parada um só minuto. Mas por que será que a gente reage assim? 

Banner Content
Tags: , , ,

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário

MÍDIA NEGRA E FEMINISTA ANO XIX – EDIÇÃO Nº228 – MARÇO 2024

Siga-nos

INSTAGRAM

Arquivo