A CONAQ é a ferramenta e o instrumento de luta criado pelos quilombolas para travar a briga política por direitos. Nesses 25 anos a CONAQ tem carregado o cajado de Dandara, Zumbi, Apotirene e muitos outros e outras que tombaram no caminho.

 

Comemorando esta data tão importante, estão convidadas todas, todes e todos que direta ou indiretamente fizeram parte desta história a participarem das atividades entre os dias 12 e 31 de maio.

 

CONAQ 25 anos em defesa do território e da vida, nenhum direito a menos!

 

“Em 1995, no “I Encontro Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas”, realizado durante a Marcha Zumbi dos Palmares é criada a Comissão Nacional Provisória das Comunidades Rurais Negras Quilombolas. É neste contexto que a questão quilombola ganha peso no cenário nacional. O reconhecimento legal de direitos específicos, no que diz respeito ao título de reconhecimento de domínio para as comunidades quilombolas, ensejou uma nova demanda, gerando proposições legislativas em âmbito federal e estadual, promovendo a edição de portarias e normas de procedimentos administrativos consoante à formulação de uma política para a garantia dos direitos das comunidades quilombolas.”

 

Saiba mais:

http://conaq.org.br/nossa-historia/

 

Acompanhe a programação nas redes sociais e site: http://conaq.org.br/

Fonte: CONAQ.

Banner Content
Tags: , , ,

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário

MÍDIA NEGRA E FEMINISTA ANO XIX – EDIÇÃO Nº228 – MARÇO 2024

Siga-nos

INSTAGRAM

Arquivo