O INSTITUTO

O INSTITUTO BÚZIOS, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, entidade nacional sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça (Processo MJ nº 08026.001014/2004-04).

O INSTITUTO BÚZIOS tem como missão apoiar e estimular o fortalecimento das organizações e movimentos sociais autônomos, comprometidos com a implementação de políticas e ações para a promoção da equidade racial, de gênero, a justiça ambiental, a conquista de direitos e a afirmação da cidadania.
Compreendemos que a igualdade racial é condição necessária ao desenvolvimento pleno da democracia e da cidadania no nosso país. As políticas de inclusão social, e a promoção da igualdade racial se constituem numa exigência histórica e objetivo estratégico da nossa luta secular. Pugnamos pela democratização do poder público em todas as esferas de atuação e governo e o combate a toda forma de discriminação racial e de gênero.

O INSTITUTO BÚZIOS tem atuação direta, solidária nos movimentos negro, de mulheres e ambientalista realizando atividades de formação de lideranças e ativistas. Participamos ativamente, junto com as entidades parceiras, na definição da agenda de lutas, mobilizações, e na formulação, proposição e acompanhamento de políticas públicas para esses segmentos.
O INSTITUTO BÚZIOS participa da Rede Brasileira de Justiça Ambiental: www.justicaambiental.org.br; Rede Manguemar Brasil: http://www.redemanguemar.org.br/; Coalizão SOS Abrolhos; ABONG – Organizações Em Defesa Dos Direitos e Bens Comuns; Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis: http://rededecidades.ning.com/; Fórum Diversidade Religiosa e Direitos Humanos; Rede de Mulheres Negras do Nordeste: https://mulheresnegrasnordeste.crowdmap.com; Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação: http://www.fndc.org.br/; Fórum a Cidade Também é Nossa: http://acidadetambemenossa.wordpress.com/; Campanha Nacional Pela Implementação das Leis 10.639-11.645; Coletivo Baiano FSM Salvador 2018; Comitê Interinstitucional de Monitoramento da Implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 na Comarca de Salvador.

O nome do instituto é uma homenagem à Conjuração Baiana de 12 de agosto de 1798, também denominada Revolta dos Búzios.

COORDENADORA GERAL
Evaldira Iêda Bahia Ferreira
[Eva Bahia]

COORDENADORA ADMINISTRATIVA
Maria das Graças Terra Nova

COORDENADOR DE FINANÇAS
Valdisio Luiz Caldas Fernandes

COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Guilherme Moreira da Silva

COORDENADOR DE CURSOS E EVENTOS
Allan de Assunção Oliveira

Coordenação de Ações Feministas
Luciene da Silva Lacerda

Coordenação de Educação
Enoque Alves de Matos

Coordenação de Ações Sócio Ambientais
Marcos Antônio Guimarães Mendes

Coordenação de Relações Institucionais
Ronaldo Freitas Oliveira

Josemeire Ferreira Andrade
[Josy]

Kenia Tauamy Ferreira Bandeira da Silva

Josilda Carmo Santos
[Josy Azeviche]