O INSTITUTO BÚZIOS

 

BREVE HISTÓRICO

 

O INSTITUTO BÚZIOS, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, entidade nacional sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça (Processo MJ nº 08026.001014/2004-04).

O INSTITUTO BÚZIOS [www.institutobuzios.org.br] tem como missão apoiar e estimular o fortalecimento das organizações e movimentos sociais autônomos, comprometidos com a implementação de políticas e ações para a promoção da equidade racial, de gênero, a justiça ambiental, a conquista de direitos e a afirmação da cidadania.

O racismo situa-se em condições estruturais que perpassam as dimensões subjetivas, políticas e econômicas de nossa sociedade. Priorizamos uma abordagem interseccional de raça, gênero, classe, destacando essas dimensões interseccionais nas múltiplas discriminações e o seu impacto no exercício dos direitos humanos.

Compreendemos que a equidade racial é condição necessária ao desenvolvimento pleno da democracia e da cidadania no nosso país. As políticas de inclusão social, e a promoção da igualdade racial se constituem numa exigência histórica e objetivo estratégico da nossa luta secular. Pugnamos pela democratização do poder público em todas as esferas de atuação e governo e o combate a toda forma de discriminação racial e de gênero.

O INSTITUTO BÚZIOS tem atuação direta, solidária nos movimentos negro, de mulheres e ambientalista realizando atividades de formação de lideranças e ativistas. Participamos ativamente, junto com as entidades parceiras, na definição da agenda de lutas, mobilizações, e na formulação, proposição e acompanhamento de políticas públicas para esses segmentos.

O INSTITUTO BÚZIOS participa da Campanha Nacional Pela Implementação das Leis 10.639-11.645: https://www.facebook.com/campanhafazerasleis/; Comitê Interinstitucional de Monitoramento da Implementação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 na Comarca de Salvador; Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo; https://www.facebook.com/21diasdeativismo/; Coalizão Negra Por Direitos: https://coalizaonegrapordireitos.org.br/; ABONG – Organizações Em Defesa Dos Direitos e Bens Comuns: http://www.abong.org.br/; Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação: http://www.fndc.org.br/; Rede Brasileira de Justiça Ambiental: www.justicaambiental.org.br; Rede de Mulheres Negras do Nordeste: https://www.facebook.com/rededemulheresnegrasdonordeste/; Rede de Mulheres Negras da Bahia: https://www.facebook.com/redemulheresnegrasba/; Rede de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres de Salvador: https://www.facebook.com/Rede-de-Enfrentamento-a-Viol%C3%AAncia-Contra-a-Mulher-de-Salvador-1941780596056244/; Fórum Estadual de Mulheres Negras-RJ: https://www.facebook.com/F%C3%B3rum-Estadual-de-Mulheres-Negras-RJ-1003630546328952/;Rede Manguemar Brasil: http://www.redemanguemar.org.br/; Coalizão SOS Abrolhos; Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis: http://rededecidades.ning.com/; Fórum Diversidade Religiosa e Direitos Humanos; Fórum a Cidade Também é Nossa: http://acidadetambemenossa.wordpress.com/.

Instituto Búzios – Mídia Negra e Feminista – Iniciado em abril de 2004, é uma publicação nacional online que objetiva ampliar a multiplicação de informação nas plataformas digitais sobre a história e cultura do povo negro, a produção intelectual, análises, as demandas, campanhas e agenda de lutas pela equidade racial e de gênero, contribuindo para as transformações sociais, políticas e culturais na nossa sociedade.

Temos foco diferenciado dos meios de comunicação hegemônicos que muitas vezes reforçam a reprodução do racismo, do machismo e dos preconceitos de classe. Destacamos que no ambiente virtual se trava o embate com disseminações de uma variedade de discursos de supremacistas brancos, de ódio e intolerância. A atuação ativista neste espaço tem sido fundamental para a luta antirracista, a criação de lugares de resistência e afirmação do movimento negro e o feminismo negro. Disponível no site: www.institutobuzios.org.br

 

Consigna: “A Igualdade Como a Liberdade se Conquista na Luta”.

O nome do instituto é uma homenagem à Conjuração Baiana de 12 de agosto de 1798, também denominada Revolta dos Búzios.

 

COORDENADOR GERAL
Allan Assunção de Oliveira

COORDENADORA ADMINISTRATIVA
Maria das Graças Terra Nova

COORDENADOR DE FINANÇAS
Valdisio Luiz Caldas Fernandes

COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Guilherme Moreira da Silva

COORDENADORA DE CURSOS E EVENTOS
Tamiris Pereira Rizzo

Coordenação de Ações Feministas
Luciene da Silva Lacerda

Coordenação de Educação
Enoque Alves de Matos

Coordenação de Ações Sócio Ambientais
Marcele Silva do Valle

Coordenação de Relações Institucionais
Ronaldo Freitas Oliveira

Lúcia Maria Vasconcelos Pereira

Luan Thambo Lacerda de Oliveira

Josemeire Ferreira Andrade