A Tenda das Candidatas acaba de lançar uma nova campanha, intitulada “A CONTA NÃO FECHA!”. Em parceria com a Gênero e Número, a primeira organização de mídia do Brasil orientada por dados para qualificar o debate sobre equidade de gênero e raça, a campanha visa promover a reflexão e combater a sub-representação e o subfinanciamento de mulheres na política. Mas que conta é essa e por que ela não fecha? Vamos aos números!

 

As mulheres representam 51,1% da população brasileira, 53% do eleitorado e quase metade das filiadas aos partidos políticos, no entanto, não passam de 30% das candidaturas, são apenas 15% do Congresso Federal e não chegam nem a 15% do Senado. Nas eleições de 2022, das 20 cidades onde havia mulher concorrendo, só sete elegeram prefeitas. Nenhuma capital brasileira elegeu uma mulher. As mulheres negras, por sua vez, compõem o maior grupo demográfico da população (quase 29%) e não passam de 2% das eleitas da Câmara dos Deputados e do Senado, apenas 1,2%. Nas Eleições Gerais de 2018, as mulheres negras foram o grupo mais subfinanciado. Tendo esse cenário em vista, A Tenda criou a campanha “A CONTA NÃO FECHA!” como forma de denunciar a sub-representação de mulheres e negros na política, mas especialmente para pressionar os partidos a cumprirem as regras de financiamento: garantir que o mínimo de 30% dos recursos públicos eleitorais sejam destinados para as campanhas de mulheres e seja respeitada, também, a divisão proporcional entre candidaturas negras e brancas previstos por lei e detalhados na Resolução TSE no 23.664/2021.

 

Por isso, o financiamento eleitoral será um dos principais focos da campanha. A distribuição mais igualitária do fundo eleitoral tende a produzir uma política mais justa e mais representativa. Por isso, foi lançado um guia prático, para auxiliar as candidatas nesse momento chave, o da negociação de recursos com o partido.

 

Baixe aqui o “Guia Desculpas Nao Pagam Campanhas”

 

Campanha “A Conta Não Fecha”:

http://atendadascandidatas.org/campanhas/a-conta-nao-fecha

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ANO XVIII – EDIÇÃO Nº 212 – NOVEMBRO 2022

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