A campanha que nasceu no Rio de Janeiro, chega ao seu 5º ano multiplicando os eventos promovidos no país e fortalecendo a articulação internacional. Este ano está acertada uma importante conexão com o Congresso Africanista Global (GAC) com a participação de militantes do Reino Unido, Canadá, África do Sul, e outros países. No Reino Unido foi organizado em 2020 16 atividades da Campanha dos 21 dias Ativismo Contra o Racismo. Em 2021 a campanha acontecerá entre os dias 1 e 21 de março.

 

Por Luciene Lacerda

Em 21 de março de 1960 o Apartheid, o regime racista na África do Sul, assassinou 69 pessoas e feriu 186, em brutal repressão, conhecida como “Massacre de Shaperville”. Nessa data cerca de 5.000 pessoas faziam um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que na época, obrigava os negros a portarem um cartão que indicava os locais onde era permitida sua circulação. Seguindo o Apartheid, regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994, a polícia sul-africana abriu fogo sobre a multidão desarmada. A ONU – Organização das Nações Unidas – considerou desde então essa data como o DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL.

Esse é o ponto de partida da proposta dos 21 DIAS DE ATIVISMO CONTRA O RACISMO! O objetivo é ter atividades construídas de forma autônoma ações e discussões em todo o Rio de Janeiro mantendo vivas as conquistas de nossas lutas nos últimos tempos, e ampliar as discussões do que ainda é necessário avançar.

Convocamos a tod@s e todes a enfrentar e eliminar o racismo de nossa vida cotidiana, nas instituições, nas mídias, enfim, em todos os espaços.

A campanha dos 21 DIAS DE ATIVISMO CONTRA O RACISMO, é planejada de forma democrática e coletiva. Em sua região, em seus espaços de militância ativista, em sua escola, sua universidade, em seu trabalho e em todos os espaços sociais e culturais para utilizarmos estas discussões em nosso cotidiano.

Pretendemos convocar e provocar a sociedade brasileira para reflexão de que o enfrentamento e eliminação do racismo é uma luta diária de todos contra privilégios e opressões presentes em nosso cotidiano e em todos os espaços da vida social. A Campanha foi iniciada em 2017, e reuniu um grupo de professores, pesquisadores, ativistas, estudantes, coletivos, entidades, instituições e militantes do movimento negro e da luta antirracista criando ações e atividades diversas em seus ativismos de combate ao racismo.

 

Em 2021 a campanha acontecerá entre os dias 1 e 21 de março

A Campanha de 2017 teve 103 atividades com a logomarca da campanha (102 no RJ, e 01 em SP) e aconteceu em 48 lugares diferentes. Em 2018 foram 186 atividades, e em  2019 foram mais de 250 atividades, e em 2020 tivemos o prejuízo da interrupção da campanha por conta da pandemia da COVID 19.

Atualmente temos 254 pessoas na rede virtual whatsapp e temos grupo no Telegram da campanha; uma página no facebook com mais de 2.400 membros no grupo da Campanha dos 21 dias e o Instagram (@21diasdeativismocontraoracismo).

Período da edição de 2021: 1 a 21 de março

Será realizada majoritariamente de forma virtual, com Transmissão online através das páginas dos 21 dias de ativismo contra o racismo no Youtube, Facebook e Instagram.

 

Datas Coletivas:

1 de março: abertura da campanha

8 de março: dia internacional da mulher

14 de março: Dia da Marielle Franco

16 de março: dia da Claudia Ferreira e de vítimas do Estado

21 de março: Dia internacional pela eliminação do racismo, e final da campanha

As inscrições para a agenda tem início no dia 10 de janeiro seguindo até dia 10 de fevereiro de 2021 . É preciso um prazo para construir a agenda. Não podemos receber inscrições às vésperas da abertura da campanha.

Reafirmamos que as atividades devem ser inscritas e realizadas por indivíduos ou grupos de entidades, profissionais, instituições e não por secretárias ou gestão de pública. A tarefa das gestões públicas deve ser a aplicação das leis que o movimento construiu e conseguiu aprovar: leis 10.639 e 11.645 para a educação; Política de Saúde Integral da População Negra para a saúde; cotas raciais para a educação e trabalho; etc. Por isso, as logos das secretarias, ou gestões municipais, estaduais e federais não devem estar nas chamadas ou cards junto com a logo da campanha dos 21 dias.

Todas as atividades da campanha devem ter a logo da campanha dos 21 dias em suas artes de divulgação.

21 Dias de Ativismo Contra o Racismo – Confira a programação:

https://drive.google.com/file/d/1s2utVc-geLB31Jzd5ACVm6U86X10_nN3/view?fbclid=IwAR2l4LvSLVsBeG8bMJD2iVzpqwIdxoljSV4cddlge1-1vZ6vmYuEVR7lQ3w

 

Numa sociedade racista, não basta ser contra o racismo.

É preciso ser antirracista

(Angela Davis)

  

Redes sociais:

e-mail: contatomovimento21@gmail.com

Instagram: @21diasdeativismocontraoracismo

Facebook: 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo

 

Luciene da Silva Lacerda, psicóloga, especialização pelo Centro de estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fundação Osvaldo Cruz, Mestra e Doutoranda em saúde coletiva pelo IESC / UFRJ, Coordenadora de Ações Feministas do Instituto Búzios. Integra a Coordenação da Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo.

Banner Content
Tags: , , ,

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário

ANO XVII – EDIÇÃO Nº195 – JUNHO 202I

Siga-nos

INSTAGRAM

Arquivo