Aliança Pró-Saúde da População Negra

 

Etapa importante da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a Conferência Livre de Saúde da População Negra vai discutir o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. O evento será realizado em formato híbrido, no dia 13 de maio de 2023, entre 8h e 17h (horário de Brasília). Local online – Plataforma Zoom Meeting.

Vale ressaltar que a participação na Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra é gratuita e aberta a todos os interessados, e que é uma oportunidade única de contribuir para o planejamento e implantação de políticas públicas mais justas e eficazes. O encontro contará com a participação de lideranças de diferentes movimentos sociais, pesquisadores, intelectuais, gestores, profissionais de saúde e demais interessados no tema.

O evento tem como objetivo o debate sobre a Política Nacional de Saúde da População Negra no Brasil, rumo a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Uma lista com os endereços das atividades presenciais nos diferentes estados deve ser publicada pela Aliança Nacional Pró-Saúde da População Negra nos próximos dias.

O Conselho Nacional de Saúde informa que “as Conferências Livres de Saúde são espaços de participação social para a construção das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo os ritos formais do Regimento da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece a cada quatro anos, como previsto na Constituição Federal.”

Nesse momento ocorrem pelo país as etapas municipais (março de 2023), e na sequência as conferências estaduais e do Distrito Federal (que serão realizadas de abril a maio de 2023). Além dessas, ocorrem as Conferências Livres Nacionais, sob condução dos movimentos sociais.

Acesse aqui o Documento Orientador da 17a Conferência Nacional de Saúde.

Nesse contexto, a Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra é fundamental para garantir que as questões específicas da população negra sejam discutidas e consideradas nas políticas públicas de saúde do país, com base na Portaria 992 de 2009 e o Estatuto da Igualdade Racial.

Entre os temas que serão discutidos na Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra, destacamos a importância da equidade na saúde, promoção e atenção à saúde, considerando temáticas específicas e diversas como a saúde da mulher, a saúde da pessoa negra portadora de deficiência, as demandas específicas de saúde da mulher negra em suas especificidades e interseccionalidades, as questões referentes à saúde mental, a violência contra a população negra e a importância da cultura afro-brasileira para o processo de atenção à saúde.

O evento espera  poder  contar com a participação de representantes da sociedade civil, gestores e profissionais de saúde, além de especialistas e convidados que reflitam a diversidade da população negra brasileira, levando em consideração as diversas questões relacionadas a gênero, identidade de gênero, perspectivas anticissexistas, anticapacitistas e antilgbtfóbicas.

Serão convidados representantes da sociedade civil e profissionais de saúde que possam trazer suas experiências e conhecimentos para construir, de forma colaborativa, diretrizes e propostas a serem levadas por delegados e delegadas à Conferência Nacional de Saúde.

O evento está com inscrições abertas e buscará promover uma discussão ampla e inclusiva, que respeite as múltiplas identidades presentes na população negra brasileira e que seja comprometida com a promoção da saúde e da equidade, elencando diretrizes e propostas que serão apresentadas à 17a. Conferência Nacional de Saúde.

 

Faça aqui a sua inscrição: https://aliancaprospn.org/brasil/

 

Sobre a 17a. Conferência Nacional de Saúde, acesse aqui o site do CNS – Conselho Nacional de Saúde.

Mais informações – E-mail: observatoriopopnegra@gmail.com

 

Fonte: Aliança Pró-Saúde da População Negra.

Banner Content
Tags: , , ,

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário

ANO XIX – EDIÇÃO Nº226 – JANEIRO 2024

Siga-nos

INSTAGRAM

Arquivo