[Transmissão ao vivo: CEPAL]

Dia 8 de novembro, às 16h00 (GMT-3), Salão Libertador do Centro de Convenções do Hotel Sheraton (primeiro piso), San Martín 1225/1275 (C1104), Buenos Aires.

A Argentina acolherá a XV Conferência Regional Sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, o principal fórum intergovernamental regional das Nações Unidas sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero, que há 45 anos congrega representantes de governos, organismos internacionais, academia e sociedade civil, em particular os movimentos de mulheres e feministas.

O Presidente da Argentina, Alberto Fernández, abrirá em Buenos Aires a XV Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) em coordenação com a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres). O tema principal da reunião é “A sociedade do cuidado: horizonte para uma recuperação sustentável com igualdade de gênero”.

Na cerimônia de abertura, que se realizará no Hotel Sheraton, no dia 8 de novembro às 16h00 (hora da Argentina, GMT-3), participarão José Manuel Salazar-Xirinachs, Secretário Executivo da CEPAL; Ayelén Mazzina, Ministra das Mulheres, Gêneros e Diversidade da Argentina; Antonia Orellana, Ministra da Mulher e Equidade de Gênero do Chile; María-Noel Vaeza, Diretora Regional para as Américas e o Caribe de ONU Mulheres; Claudia Mojica, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas na Argentina; e Gabriel Boric, Presidente do Chile, na qualidade de país que exerce a Presidência cessante da Conferência Regional (por vídeo).

Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe é o principal fórum intergovernamental regional das Nações Unidas sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero. A reunião, que este ano comemora seu 45º aniversário, contará com a participação de representantes de governos, organismos das Nações Unidas e intergovernamentais, academia e sociedade civil, em particular movimentos de mulheres e feministas.

No dia 9, a CEPAL apresentará o documento de posição A sociedade do cuidado: horizonte para uma recuperação sustentável com igualdade de gênero, que destaca a urgência da implementação de uma mudança no estilo de desenvolvimento para avançar rumo a uma sociedade do cuidado na qual se reconheça a interdependência entre as pessoas, bem como a interdependência entre os processos produtivos e a sociedade; uma sociedade do cuidado que coloque a sustentabilidade da vida humana e do planeta no centro do desenvolvimento.

No dia 10 serão divulgados dois documentos: Financiamento dos sistemas e políticas de cuidado na América Latina e no Caribe: contribuições para uma recuperação sustentável com igualdade de gênero, preparado pela CEPAL e ONU Mulheres, e Romper o silêncio estatístico para alcançar a igualdade de gênero em 2030: aplicação do eixo sobre sistemas de informação da Estratégia de Montevidéu para a Implementação da Agenda Regional de Gênero no Âmbito do Desenvolvimento Sustentável até 2030, preparado pela CEPAL no âmbito de dois órgãos subsidiários: a Conferência de Estatísticas e a Conferência Regional sobre a Mulher.

O programa da XV Conferência Regional sobre a Mulher inclui um debate de alto nível sobre a sociedade do cuidado na região, dois painéis temáticos (sobre financiamento dos cuidados e cuidado do planeta) e uma mesa-redonda sobre corresponsabilidade dos cuidados.

Antes da abertura da reunião, será realizado um fórum parlamentar e haverá diversas atividades organizadas pela sociedade civil, inclusive o fórum de organizações feministas. Também está prevista a realização de ao menos 30 eventos paralelos.

Por razões protocolares, não será permitido o ingresso da imprensa no salão onde se realizará a cerimônia de abertura, das 16h00 às 18h00. Não haverá restrições para as outras sessões da Conferência.

Site

No site criado para essa ocasião pode-se encontrar informação geral sobre o evento, o programa detalhado, documentos de referência e o formulário de credenciamento de meios de comunicação, além de notícias e outros recursos.

Transmissão ao vivo

Todos os painéis do encontro serão transmitidos ao vivo através das seguintes plataformas:

Qualquer meio de comunicação ou organismo pode reproduzir a transmissão em seus próprios portais na internet.

 

Fonte: Cepal.

Banner Content
Tags: , , ,

Related Article

No Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário

ANO XVIII – EDIÇÃO Nº 212 – NOVEMBRO 2022

Siga-nos

INSTAGRAM

Arquivo