Sociedade Protetora dos Desvalidos – SPD é a mais antiga associação civil negra do Brasil, e com seu trabalho de ajuda mútua, muito fez pelo povo negro. Vamos celebrar os seus 190 anos produzindo um Filme Documentário sobre sua gloriosa história, que certamente é merecedora de ser registrada e difundida amplamente, fortalecendo assim nossa grandiosa MEMÓRIA NEGRA.

Iniciando o calendário de comemorações em celebração aos 190 anos, a Sociedade Protetora dos Desvalidos – SPD, a mais antiga associação mutuária negra do Brasil, fundada em Salvador (BA) no ano de 1832, em parceria com a produtora Portfolium, realiza o lançamento virtual da campanha de financiamento coletivo, que objetiva a produção de um filme documentário sobre sua longa e gloriosa história.

Intitulada “SPD- 190 ANOS – Eu Faço Parte Dessa História”, a campanha começa nesta segunda-feira, 18 de abril, através da plataforma Benfeitoria (https://benfeitoria.com/projeto/spd190anos) onde é possível apoiar a produção do filme. A cerimônia de pré-lançamento contou com a presença de autoridades, pesquisadores, artista, lideranças e ativistas dos movimentos negros.

A SPD é a primeira associação civil negra do Brasil e uma das mais antigas das Américas. Após a campanha atingir a meta, a previsão de lançamento do filme será no final de 2022, ainda durante as celebrações dos 190 anos da SPD.

O filme será dirigido por Antonio Olavo, cineasta que trabalha com temas ligados à valorização da memória negra. Olavo é gestor da Portfoluim e já dirigiu sete filmes longas-metragens, entre eles: “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos” (1993); “Quilombos da Bahia’ (2004); ‘Abdias Nascimento Memória Negra” (2008); “A Cor do Trabalho” (2014); “1798 Revolta dos Búzios”. Dirigiu também uma série para TV denominada “Travessias Negras” (2017).

Para Olavo, “A SPD tem uma história bonita, emocionante e muito fez pelo povo negro nos tempos da escravidão, e mesmo depois da abolição, apoiando na doença, na invalidez, na prisão, na velhice e até mesmo em um funeral digno. Uma entidade tão importante como essa merece ter sua memória preservada, mostrando que o Brasil não tem apenas a memória das elites brancas, mas também a bela e encantadora memória do povo negro. Realizar esse filme com financiamento coletivo é um grande desafio, que certamente iremos superar.”

encerramento da campanha de financiamento coletivo será no dia 2 de junho, sendo que nas semanas seguintes haverá o recebimento da verba arrecadada, o envio das recompensas e o início dos trabalhos de PRODUÇÃO do filme conforme o cronograma seguinte:

Pré-Produção: de 21 de junho a 16 julho/2022

Produção (filmagens): de 19 de julho a 20 de agosto/2022

Pós-Produção: de 1 de setembro a 30 de novembro/2022

Lançamento do Filme: 12 de dezembro de 2022

Quem colaborar com a campanha poderá obter recompensas, como camisa, ecobag, caneca, imã, bloco de notas, entre outros itens da campanha e o mais importante: ser parceira/o da instituição e contribuir para essa importante causa.

Link da Campanha no site Benfeitoria:

https://benfeitoria.com/projeto/spd190anos

Instagram: @spd_sociedadeprotetora

Facebook: @SPDesvalidos

e-mail: spd190anos@gmail.com

 

Fonte: Leiamaisba.

Banner Content
Tags: , , ,

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário

ANO XVIII – EDIÇÃO Nº 212 – NOVEMBRO 2022

Siga-nos

INSTAGRAM

Arquivo