O Mais+ Teoria da História na Wiki é um projeto de história pública com foco na ampliação do debate sobre temas relacionados aos estudos de gênero, de sexualidade, de raça e às epistemologias do Sul Global.

 

Projeto promove evento que contará com diversas atividades para unir a comunidade acadêmica, wikimedistas e o público em geral. Inscrições abertas.

Entre 1º de abril e 12 de maio, acontece na Wikipédia em língua portuguesa o evento virtual “Mais Pretas em Teoria da História na Wiki”, voltado ao resgate do conhecimento produzido por mulheres negras.

O evento contará com diversas atividades para unir a comunidade acadêmica, wikimedistas e o público em geral. Entre elas, estão o webinar “Epistemologias decoloniais, afrodiaspóricas e moçambicanas na Teoria da História e na Wikipédia”, o minicurso “Wikipédia em chave de gêneros” e a maratona de edição presencial na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que conta com a curadoria na seleção de verbetes para edição da Profa. Fernanda Oliveira da Silva (UFRGS).

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia através do formulário: https://forms.gle/tkqV9sxzmy7f9W5bA. Todas as atividades do evento conferem certificado de extensão emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Atividades

Minicurso virtual

O minicurso “Wikipédia em chave de gêneros” acontece entre 10 de abril e 8 de maio e tem por objetivo refletir sobre as lacunas de gênero e sexualidade na Wikipédia, no Wikidata, no Wikimedia Commons e na produção do conhecimento.

O curso acontecerá na plataforma Moodle, com atividades síncronas e assíncronas, e com carga horária total de 30 horas. Todas as pessoas que se inscreverem no evento e optarem pela participação no minicurso deverão fazer uma pequena doação de R$10,00 para o coletivo Entre Elas, que será recolhida no próprio formulário de inscrição.

Editatona presencial

A maratona de edição presencial do evento Mais Pretas em Teoria da História da Wiki acontecerá no dia 26 de abril na Faculdade de Economia da UFRGS. O evento é completamente gratuito, incluindo alimentação ao longo dia. As vagas são limitadas a 25 pessoas.

Webinar 

O webinar “Epistemologias decoloniais, afrodiaspóricas e moçambicanas na Teoria da História e na Wikipédia” acontece no dia 04 de abril às 18h30min (BRT). As palestrantes serão a historiadora Iamara da Silva Viana (UERJ/PUC-Rio) e a ativista Ivonne González, wikimedista e fundadora da iniciativa Ennegreciendo Wikipedia. Na mediação estará a historiadora Maria da Glória de Oliveira (UFRRJ). A transmissão ao vivo contará com intérprete de libras.

Oficinas de formação virtuais

Na primeira quinzena de abril acontecerão oficinas voltadas para o aprendizado de edição na Wikipédia, no Wikidata e no Wikimedia Commons. Além disso, durante todo evento serão oferecidas oficinas pré-agendadas de capacitação em grupo, que podem ser Laboratórios, Núcleos de Estudo e Pesquisa, Coletivos, Associações e turmas de graduação e pós-graduação. Para mais informações sobre o agendamento de oficinas para grupos, confira as instruções na página oficial. Ambas as modalidades são gratuitas.

Concurso de edição virtual

Uma divertida competição de edição e criação de verbetes na Wikipédia lusófona, de edição e criação de itens no Wikidata e de carregamento de imagens no Wikimedia Commons. Os participantes mais ativas serão presenteados com caixas temáticas com brindes pensados com muito carinho pela organização do evento.

Sobre o Projeto Mais+ Teoria da História na Wiki

Mais+ Teoria da História na Wiki é um projeto de história pública com foco na ampliação do debate sobre temas relacionados aos estudos de gênero, de sexualidade, de raça e às epistemologias do Sul Global. Ele conta com o financiamento da Fundação Wikimedia. O projeto busca estimular o engajamento de grupos minorizados no que diz respeito ao campo de estudos da Teoria da História para aumentar a atuação de historiadores nas plataformas gerenciadas pela Fundação Wikimedia, que estão em sintonia com a ciência aberta e a construção do conhecimento coletivo e colaborativo.

O Projeto tem a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) como parceira, além de diversos núcleos de pesquisa em Teoria da História, e conta com o apoio da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) e de diversos afiliados e grupos independentes do movimento wikimedia.

Para saber mais, confira a página oficial do projeto na Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Projeto_Mais_Teoria_da_História_na_Wiki  e o site: https://maisteoriadahistorianawiki.com.br/.

 

Fonte: O Cafezinho | Mais+ Teoria da História na Wiki.

Banner Content
Tags: , , ,

Related Article

0 Comentários

Deixe um comentário

MÍDIA NEGRA E FEMINISTA ANO XIX – EDIÇÃO Nº228 – MARÇO 2024

Siga-nos

INSTAGRAM

Arquivo