Autores: Waldemar Borges de Oliveira Júnior e Maria Luiza Nunes da Silveira
20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira
Os textos que compõem o livro “20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira” permitem a reflexão sobre diversos desafios, possibilidades e caminhos para a vivência de uma educação antirracista no Brasil. Entre contradições e esperanças, os textos apontam o caminho para continuar lutando por uma escola comprometida com o combate à violência racial em todas as suas expressões. O racismo se reproduz nas estruturas e está presente institucionalmente dentro do espaço escolar de forma silenciosa, e se renova a cada momento. Logo, os textos desta obra que discute a presença da Lei 10.639/2003 dentro do âmbito escolar são de extrema relevância para que possamos desconstruir toda essa ideologia eurocêntrica que permanece arraigada nas instituições de ensino, assim como nos demais Campos (BOURDIEU, 2004) da vida social. É a partir dos diferentes contextos proposto pelos capítulos, que intencionamos fazer o(a) leitor(a) refletir sobre os desafios e as possibilidades que a Educação antirracista enfrenta dentro
Sobre os organizadores
Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atuando no Instituto de Estudos do Xingu (IEX) no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia (GEPRREC/UNIFESSPA) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA-NEAB/UFPA). Têm experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: Processo de Ensino e Aprendizagem; Metodologia de pesquisa no Ensino de Ciências e Biologia; Estágio Supervisionado e Formação de professores(as) e Relações Étnico-Raciais na Escola Básica e Universidade.
Maria Luiza Nunes da Silveira
Mestra em Educação Básica, na linha de Pesquisa Currículo e Gestão da Escola Básica, pelo Programa de Pós-graduação Escola Básica (PPEB/UFPA), Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana (UNIASSELVI), Pedagogia (UVA), Ciências Sociais (UFPA). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (GERA/UFPA), Professora na Rede Municipal de Irituia/PA. Presidente da Associação dos Profissionais Da Educação do Município de Irituia/PA.
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20 ANOS DA LEI 10.639-2003_DIÁLOGOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA